sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MÁ, UM ARTISTA DO CARNAVAL

Ele está sumido, anda muito em casa. Mas com certeza será um dos principais artistas do desfile do Unidos do Morro do Céu. Estou falando do Manoel Francisco Filho, o popular Má. Pouca gente sabe, mas ele ama carnaval. Adora brincar, vestir uma fantasia. Na foto, o Maneca interpreta o Guga, um de seus ídolos.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

REUNIÃO VAI DEFINIR O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

A diretoria do bloco deverá discutir, em reunião interna, nos próximos dias o planejamento final para o carnaval 2010. Com a impossibilidade de desfilar na Passarela Nego Quirido, em virtude do cumprimento do estatuto da Liga dos Blocos, passamos a definir os locais de desfile. A prioridade é desfilar na comunidade entre as ruas Cruz e Souza e Jade Magalhães. Além disso, será estabelecido um calendário de eventos e ensaios da bateria. A proposta é realizar ensaios às sextas e domingos, de dezembro a fevereiro.

FAMÍLIA MACOWIESKI TAMBÉM É UNIDOS



Família Macowieski, que tradicionalmente sai no Bloco Mancha Azul, por causa do Avaí, vai também abrilhantar o desfile do Unidos do Morro do Céu em 2010. Essa família é uma das mais antigas da comunidade e tem envolvimento direto com a área social do morro. Na foto, a concentração para o desfile na Nego Quirido. Costumeiramente, na casa da Dona Nida, a matriarca da família, que nos deixou em julho.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SEJAM BEM-VINDOS


O Bloco Carnavalesco Unidos do Morro do Céu gostaria de saudar a chegada do bloco Acadêmicos do Sul da Ilha que, a exemplo da gente, irá desenvolver um trabalho comunitário na região de origem. O bloco, e não escola de samba como consta na imagem, está situado no bairro Tapera, no Sul da Ilha. Boa sorte para eles que vão iniciar como bloco de comunidade a partir de 2010. Quem sabe em 2011 nos encontramos na Nego Quirido, certo? O Unidos do Morro do Céu está aberto para todas as agremiações carnavalescas. Aqui, a gente priva pela expansão do carnaval. Claro, com qualidade e cidadania.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O POÉTICO MORRO DO CÉU

Na coluna de hoje, do Diário Catarinense, o jornalista Sérgio da Costa Ramos lembra do tempo romântico de Florianópolis. Ele ressalta a época em que os morros tinham nomes poéticos. O nosso continua com a mesma nomenclatura. Leia o trecho abaixo:


"As famílias moravam em ruas de nomes amáveis e naturais. Os bairros se chamavam Praia de Fora (Bocaiúva), Tronqueira (Canudinhos), Largo da Princesa (Benjamin Constant), Bairro da Toca (Prainha). A Esteves Júnior se chamava Formosa, a Victor Konder, Mato Grosso, a Mauro Ramos, Rua das Olarias. Até os morros, hoje dominados por uma impenetrável criminalidade, chamavam-se, bucolicamente, Morro do Céu e Morro da Gasosa. A Deodoro, segunda transversal da Felipe, não homenageava nenhum marechal. Chamava-se do Ouvidor – vá lá, pura “macaquice” da sua homônima carioca. As casas ainda eram geminadas e não dispensavam os “quintais”, povoados de ovinos e caprinos. À noite, não era incomum o latido da cachorrada e o coaxar dos sapos".

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

UNIDOS DO MORRO DO CÉU BUSCA SEU ESPAÇO

Vandrei Bion, diretor de Comunicação, esteve na quinta-feira com o secretário de Turismo, Mário Cavallazzi. As atribuições quanto ao desfile ficaram a cargo da Liga dos Blocos. Dificilmente o Bloco Carnavalesco Unidos do Morro do Céu irá desfilar no concurso oficial. Isso porque o estatuto é claro e permite o direito de desfilar após 2 anos de filiação. Estamos providenciando a tal filiação para estarmos aptos para competir em 2011. Enquanto isso, parte-se para o plano B. A Prefeitura não descarta a abertura da passarela para um desfile-apresentação dos novos blocos. Outra hipótese, é disponibilizar um espaço no Centro (provavelmente na Praça XV) para que as agremiações estreantes possam ter uma pouco mais de estrutura e prestígio. O certo é que o Bloco Carnavalesco Unidos do Morro do Céu está pronto para encarar qualquer atividade. E virá em 2010, ano de estreia, com o enredo sobre o próprio Morro do Céu. No mais, teremos muitas novidades em breve.

62% PREFEREM O ENSAIO NA RUA CRUZ E SOUZA

O ensaio na rua Cruz e Souza é a preferência do público da internet. Cerca de 62% das pessoas acham que o Bloco Carnavalesco Unidos do Morro do Céu deve ensaiar na "artéria" que corta a comunidade. Em segundo lugar ficou a praça Celso Ramos, lá embaixo, nas proximidades da avenida Beira-Mar Norte. Essa opção atingiu 29% dos votos. Em terceiro, ficou a rua Jade Magalhães que fica perto dos prédios. 9% votaram nessa. Bom, não perca tempo e vote na próxima enquete: Qual o número ideal de ritmistas para a Bateria Tenebrosa? Veja as opções no lado direito da página. Um abraço e bom voto!!!